Terça, 05 de Março de 2024
13 996023518
Educação Inclusão

ALUNOS DE INCLUSÃO DA ESCOLA WILLIAM AURELI ESBANJAM TALENTO NA ARTE DE DESENHAR

Os jovens têm total apoio da comunidade escolar e contam com professoras auxiliares que os ajudam na aprendizagem e na inclusão

01/12/2023 22h43 Atualizada há 3 meses
368
Por: Redação Fonte: FN
Os garotos demonstram na face, a felicidade de ter seus trabalhos expostos para todos apreciarem
Os garotos demonstram na face, a felicidade de ter seus trabalhos expostos para todos apreciarem
Alunos do 1° ano do Ensino Médio da Escola Estadual William Aureli demonstram talento ímpar na arte de desenhar. São eles os jovens Cauã Mendes Lourenço, 16 anos, Lucas Daniel Cabral da Silva, 15 e João Vitor Vilas Boas Silva 16. Os dois primeiros foram diagnosticados como (autistas), o último, o João, ainda não tem o diagnóstico. Embora possam ser considerados deficientes, os desenhos feitos pelos jovens, comprovam a alta capacidade que possuem neste ofício artístico.
Felizmente há quem olhe por eles numa empreitada inclusiva trabalhada na referida unidade escolar. No caso, a professora de Artes Maria Cecília Homet Manfredi, a professora auxiliar Erika Wanessa Tavares Serafim e a professora Auxiliar Neiliane Carmo Santos que "chamaram a responsabilidade" para realizar a exposição dos desenhos dos estudantes nas paredes da escola. Segundo a referida professora de artes, que deu o pontapé inicial no sentido de expor os trabalhos dos garotos, ela ficou muito surpresa no primeiro contato com os desenhos deles. "Um dia me apresentaram os trabalhos e foi um momento inesquecível. De repente, conheci uma arte inteligentíssima, de abordagem tecnológica, pontual noção de equilíbrio e composição. Me dei conta de que estive na frente de jovens artistas de nível profissional neste ano e, na mesma escola. Pensei: eles mesmos precisam saber disso. Já na adolescência, submergidos em seu complexo âmago interior, desconhecido e encoberto, eles confiam seus sentimentos à sua amiga confidente e sempre disponivel, a 'Arte'. Assim acredito ser muito importante propor uma exposição para essas lindas crianças, até para promover sobretudo a autoestima, a confiança delas, com aplausos e boas expectativas. Faço isso porque tudo foi além de meu anseio, senti que era meu dever promover o trabalho deles, para eles se sentirem acolhidos pelo próprio talento e por todos em volta", conta Maria Cecília.

A professora auxiliar de Cauã, Erika destaca que trabalhar a inclusão dos alunos é sempre um desafio gratificante. "Sabemos que cada um deles tem suas limitações, mas, não podemos medir esforços para incluí-los na sociedade, pois também sabemos que o resultado acontece, principalmente quando eles se sentem inseridos no contexto escolar, para desenvolverem um preparo para toda uma vida. Venho há um ano trabalhando abordagens individuais e sensíveis para desenvolver a socialização do meu aluno, com atividades em grupo, buscando o desenvolvimento da empatia, suporte emocional, além de trabalhar outros recursos que estão trazendo excelentes resultados no do dia a dia", explica.
O aluno Lucas conta com a ajuda da professora auxiliar Neiliane que também vem realizando um excelente trabalho. Dos três adolescentes, apenas João, por não ter diagnóstico confirmando qualquer deficiência não conta com uma professora auxiliar para ajudá-lo a melhor compreender os conteúdos passados pelos professores, entretanto, ele não está sozinho, já que todos ao seu redor na Escola William Aureli, estão sempre prontos para auxiliá-lo quando necessário. Os garotos demonstram na face, a felicidade de ter seus trabalhos expostos para todos apreciarem, o que significa que o ofício de inclusão realizado por toda a comunidade escolar, funcionou muito bem e vai de "vento em popa".
Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias