Em São Sebastião, no próximo ano, o orçamento municipal destina R$ 7,7 milhões para despesas com propaganda e publicidade. A quantia é maior do que a verba reservada para compra de medicamentos (R$ 6,1 milhões), e mais que o dobro do que para programas de esportes e lazer nas comunidades (R$ 3,1 milhões).
Esses gastos com propaganda superam, até mesmo, o orçamento da Secretaria da Pessoa com Deficiência e do Idoso (R$ 5,6 milhões), e também o da Secretaria de Planejamento (R$ 5,9 milhões).
Os valores ainda dependem de aprovação dos vereadores. Inclusive, o projeto do orçamento deve ser votado na Câmara até o final do ano.
Irregularidades
Relatórios do Tribunal de Contas destacam diversas irregularidades em publicidades contratadas com dinheiro destinado para enfrentamento da pandemia. Nas contratações analisadas pelo órgão, não há sequer a comprovação de que os serviços tenham sido realizados.
No total, cerca de R$ 400 mil foram pagos a veículos de comunicação, sob o pretexto de “conscientizar a população quanto ao risco de contágio”. Somente a publicação de quatro anúncios, no jornal Expressão Caiçara, custou R$ 12 mil.
Lembrando que as despesas com publicidade e propaganda também incluem produção de vídeos, confecção de banners e divulgação em carros de som.
Acompanhe abaixo as empresas de comunicação que mais receberam dinheiro da Prefeitura em 2021:
Programa Boteco na TV – R$ 100 mil
Rádio Morada – 98 mil
Cristal Comunicação – 71,5 mil
Worldmain (produção de vídeos) – 61,5 mil
Revista Litoral Norte Magazine – 57 mil
Paula Maciel e a Comunidade (programa de rádio) – 56 mil
Studio e Sons (produção das lives do prefeito) – 51,5 mil
AFS Vídeo (serviço de seleção e arquivo de notícias) – 47,4 mil
Litoral Print – 45,6 mil
Linhas (agência de comunicação) – 45 mil
Sem resposta da Prefeitura
O jornal Folha News entrou em contato com a Prefeitura de São Sebastião e até o fechamento dessa matéria não obteve retorno.
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