Quinta, 09 de Maio de 2024
Brasil Turismo

Forte São João – Marco da história e ponto turístico de Bertioga

A primeira fortaleza foi construída em paliçada de madeira em 1532

08/02/2023 18h21
Por: Redação Fonte: FN
Forte São João – Marco da história e ponto turístico de Bertioga

Um dos lugares imperdíveis no litoral paulista é o Forte São João em Bertioga. Ele é a fortaleza mais antiga do Brasil e é um patrimônio histórico brasileiro, tombado pelo IPHAN. Ele fica localizado aos pés da praia, em frente ao Canal de Bertioga e a Ilha de Santo Amaro. Além da construção ser super bonita e estar muito bem conservada, as salas internas guardam armaduras medievais e peças indígenas.

História do Forte São João

A primeira fortaleza foi construída em paliçada de madeira em 1532, pelo português Martin Afonso de Souza e se chamava Forte São Thiago. Depois de um ataque indígena que o destruiu, ele foi reerguido em alvenaria em 1547. Em 1765, foi chamado de Forte São João, devido a capela erguida em homenagem ao santo.

Em 1940, o forte foi declarado como patrimônio histórico de Bertioga e tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Depois de restauração e reformas, a fortaleza foi reaberta ao público em 2000.

O Forte

O projeto do forte foi feito em Portugal e pensado para o clima daquele país. Uma curiosidade, as venezianas das janelas abrem para dentro e não para fora, como é comum aqui no Brasil. Essa abertura para dentro é feito para países que nevam, pois se acumula neve no parapeito da janela, ela não abre para fora.

As duas guaritas ficam nas pontas da fortaleza, as paredes foram feitas com pedras e sambaquis (cal formado por conchas moídas), inclusive é possível visualizar uma parede sem reboque – ela tem um vidro protetor.

Há alguns canhões estão em exposição na área aberta, junto as torres de observação. A vista lá de cima é linda! Tente ir em um dia ensolarado, quando é possível ver a ilha e parte do canal.

Nas salas internas estão em exposição armaduras medievais (na verdade elas são réplicas, pois as originais foram derretidas), canhões, espadas, outras armas e capacetes de soldados que foram trazidos por Martim Afonso de Souza de Portugal. Também tem ossos de baleias.

A entrada do forte é pelo Parque Tupiniquins. O lugar é arborizado, com plantas nativas e muitas bromélias.

No parque há diversas estátuas, o antigo poço de água e ossos de baleia.

Endereço do Forte de São João: Avenida Vicente de Carvalho, s/nº (dentro do Parque Tupiniquins) Centro – Bertioga.

Horários: de segunda-feira a domingo, das 9h às 17h.

 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias