vasconcelos-corretor
morada-03
CEA_Prancheta 1
Contabilidade Fácil
camara

Escola prepara atletas de Bertioga para lançá-los no futebol profissional

Cidades Destaque Esportes

A oportunidade é dada a adolescentes bons de bola que sonham em jogar nos grandes clubes do país 

Os dirigentes esportivos José Aparecido de Lira, 56 anos; e Marcos Mendonça, 49 anos; estão à frente da Escolinha Riviera Futebol Clube, fundada em janeiro de 2019,  que no ano seguinte à sua fundação teve de interromper as atividades devido a pandemia, que “parou” quase todo o país.

Porém, em meados deste ano, já com o sucesso da vacinação em Bertioga – cidade do Litoral de São Paulo – os jogadores voltaram à rotina dos treinos tático e técnico, que são realizados nas tardes de segunda, quarta e sexta no Campo de Futebol do Rio da Praia. Os sábados são dedicados a coletivos e partidas amistosas.

Hoje, a Escolinha Riviera Futebol Clube, tem em torno de 100 atletas inscritos e conta com quatro categorias de base, a Sub-11, Sub-13, Sub-15 e Sub-17. Na sua totalidade, os jogadores que dão o máximo de si no gramado do Rio da Praia são de bairros da periferia bertioguense. “A ideia principal é direcionar esses jovens para o futebol profissional e alguns já estão encaminhados a clubes de destaque no cenário futebolístico paulista”, diz Lira, preferindo não citar nomes para não desprestigiar outros atletas . 

Para atingir o objetivo traçado e 100% de aproveitamento dos seus jogadores a escolinha, além do trabalho com bola, desenvolve as atividades extra-campo com o apoio voluntário de profissionais indispensáveis ao sucesso deles e da própria entidade esportiva, que já está devidamente registrada. “Pela idade eles precisam ser bem preparados tanto física como psicologicamente, porque é assim que devemos encaminhá-los aos clube em iguais condições dos que já estão lá”, afirma Lira.

Apaixonado pelo esporte e pelo Corinthians, onde jogou nas equipes de base, Lira acredita no potencial de seus jogadores não só da boca para fora, mas também campo adentro, Isso, em função dos resultados vitoriosos apresentados pelo elenco das quatro categorias. “Participamos de campeonatos aqui na cidade e todas as categorias já se sagraram campeãs”, disse. 

COMPETIÇÃO – O principal compromisso da Escolinha Riviera Futebol Clube já está tem está agendado para o próximo ano, mais precisamente entre os dias 23 a 30 de janeiro de 2022, quando acontece a Copa Mercosul de Futebol de Base, em Presidente Venceslau, na Região de Presidente Prudente, O certame será disputado da categoria Sub-11 a Sub-18. “Nós vamos levar os jogadores das categorias Sub 13, 14 e 16 ”, revelou Lira. 

Indagado se a Escolinha Riviera Futebol Clube sai da Copa Mercosul de Base trazendo títulos para Bertioga, ele diz que confia nos bons resultados da equipe, mas adianta. “Não vai ser fácil, a gente entra na  disputa sempre pensando na vitória e é para isso que estamos trabalhando esses atletas”.

No trabalho de apoio dentro de campo aparece Marcos Mendonça, que é vice-presidente da Escolinha. Ele aposta todas as cartas no bom desempenho das equipes na Copa que acontece no próximo ano. 

“É um trabalho muito disciplinado e os jogadores respondem bem a ele, apesar de ser um pouco complicado por serem adolescentes, e a gente sabe como é essa fase da vida, conseguimos ajudar eles em algumas situações e todos se dão bem nos treinos, onde mostram muito coleguismo e espírito de equipe”, falou.

Ambos os diretores da escolinha – Lira e Mendonça, que também treinam os jogadores – se conheceram no Projeto Vida Saudável que acontece dentro da Riviera de São Lourenço. 

A iniciativa é voltada aos adolescentes de ambos os sexos e os agrega em várias modalidades culturais e esportivas, foi de lá que nasceu a ideia de formar a entidade futebolística e dar uma oportunidade dos garotos da periferia bertioguense dar um chute certeiro na vida para dentro das quatro riscas do campo, de preferência em um time profissional.   

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *