vasconcelos-corretor
morada-03
CEA_Prancheta 1
Contabilidade Fácil
camara

Elogiado, monumento “O pescador”, valoriza e resgata a cultura e tradição caiçara

Cidades Cultura Destaque

Equipamento está localizado em uma rotatória, construída no cruzamento da Av. 19 de Maio com a Rua João Ramalho, valorizando ainda mais a região e promete se tornar também o novo cartão-postal da cidade

Por Gisleyne Cezário

Jaime de Moraes é nascido e criado em Bertioga. Ele é uma das poucas pessoas na sua idade, nascido em casa e registrado em Bertioga. Ele se orgulha do documento e conta com muita saudade do tempo de infância quando ainda pescava com seus pais no canal de Bertioga.

Em uma tarde ensolarada, o rapaz conta a sua história e diz que sempre vai ao píer do Município pescar, inclusive, Jaime menciona o monumento em homenagem ao Pescador inaugurado recentemente pelo prefeito Caio Matheus.

“Pescavamos quando pequeno, fazíamos aquele prato típico da cozinha caiçara, o azul marinho. Uma delícia. Parabéns prefeito”

Jaime de Moraes

“Ele foi o único prefeito que se lembrou dessa classe trabalhadora, que tira da pesca seu sustento e tem amor e paixão pela prática. Gostei muito, sou caiçara e tenho muito orgulho disso. Pescavamos quando pequeno, fazíamos aquele prato típico da cozinha caiçara, o azul marinho. Uma delícia. Vocês já experimentaram”, pergunta o pescador, que hoje pesca apenas por paixão, mas antigamente a família tirava da pesca o sustento.

Com o monumento, o local promete se tornar também o novo cartão-postal da cidade. “Nosso objetivo é criar mais rotatórias inteligentes como essa, que tenham não só a função de contribuir para a fluidez no trânsito, mas que também possam abrigar monumentos e se tornarem novos atrativos turísticos”, destacou o prefeito Caio Matheus.

“Ouço a água ponteando no peito da tua canoa… 

Vai em silêncio, pescador, para não chamar as almas 
Se ouvires o grito da procelária, volta, pescador! 
Se ouvires o sino do farol das Feiticeiras, volta, pescador! 
Se ouvires o choro da suicida da usina, volta, pescador! 

Traz uma tainha gorda para Maria Mulata 
Vai com Deus! daqui a instante a sardinha sobe 
Mas toma cuidado com o cação e com o boto nadador 
E com o polvo que te enrola feito a palavra, pescador!”

Vinicius de Moraes

Foto: Renato Inácio 

Monumento resgata e valoriza a cultura

Quem também é nascido em Bertioga e se orgulha das raízes é Uelton rodrigues de almeida, o popular Careca, que aos 54 anos é um dos pescadores mais tradicionais do Município. “Fiquei muito contente com a homenagem. Nossos pescadores mereciam. Parabéns ao prefeito por se lembrar dessa classe trabalhadora que tira da pesca seu sustento”, disse.

“ Nossos pescadores mereciam. Parabéns ao prefeito por se lembrar dessa classe trabalhadora que tira da pesca seu sustento”, disse.

Careca

Váleria Silva diz : “Estou gostando muito dessa administração. O prefeito Caio Matheus tem transformado o Município. Moro em Vista Linda e desde fevereiro decidi ficar em Bertioga com meu marido, senhor José”.

“Pesco pela tranquilidade e paz. Achei aquele monumento do pescador muito lindo. Representa muito mais que uma linda cultura, que é a do pescador tradicional”

Valéria Silva

Ela ainda completa que: “A gente costuma vir pescar todas as tardes. É uma diversão. Pesco pela tranquilidade e paz. Achei aquele monumento do pescador muito lindo. Representa muito mais que uma linda cultura, que é a do pescador tradicional”, disse Valéria Silva.

“Gostei muito da homenagem. Sou pescador. O prefeito Caio Matheus está de parabéns. Os pescadores merecem o reconhecimento e esse lindo monumento”

Luiz Lima

O senhor Luiz de Lima é aposentado é a cinco anos está morando em Bertioga. “Gostei muito da homenagem. Sou pescador, já pesquei em muitos lugares. O prefeito Caio Matheus está de parabéns. Os pescadores merecem esse reconhecimento e esse monumento”, salientou.

Monumento

Pra quem ainda não viu: O monumento “O pescador”, está localizado em uma rotatória, construída no cruzamento da avenida 19 de maio com a Rua João Ramalho, valorizando ainda mais a região.

Claro que a gente não pode deixar de mencionar o texto escrito pela competente arquiteta, Daniela Mariano, que retrata com lindas palavras sobre essa cultura tão respeitada e bonita dos pescadores. Confira:


“A escultura é uma homenagem ao bem viver
Um processo proveniente da matriz comunitária de povos
Que vive em harmonia com a natureza
Com uma forte ligação a Vila dos Pescadores essa obra
Representa a importância e valorização da cultura do pescador
Um modo de vida herdado, em sua maior influência da cultura indígena, mas também fundada com a cultura dos escravos vindo da África.
Como resultado, temos técnicas artesãs e históricas nos ligando a atividade da pesca artesanal que se caracteriza pelo trabalho na extração da pescaria e coleta de frutos do mar”
 
Texto: Daniela Mariano

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *