morada-03
Contabilidade Fácil
CEA_Prancheta 1

Prefeitura do Guarujá aplica simulado para identificar necessidades na aprendizagem

Cidades Destaque

Iniciativa integra uma série de medidas que visam promover a recuperação das aprendizagens dos alunos, após o retorno das aulas presenciais

Preocupada com o nível de aprendizagem dos alunos em tempos de pandemia da covid-19 após o retorno às aulas presenciais, a Prefeitura de Guarujá aplicou nos últimos dias 18 e 19, o “1º Simulado Foco na Aprendizagem”, na rede municipal de ensino.

Conduzida pela Secretaria de Educação (Seduc), a iniciativa integra um processo de ações, que visam promover a recuperação das aprendizagens, identificando, através do uso de variados instrumentos de diagnóstico, o nível de conhecimento entre os alunos.

O intuito do Simulado foi também de preparar os alunos para a realização da Prova Brasil, que acontece entre outubro e novembro deste ano. Ao todo participaram do Simulado, aproximadamente de 6.700 alunos dos 2º, 5º e 9º anos, que representam 26 escolas de ensino fundamental.

Segundo o secretário de Educação de Guarujá, Marcelo Nicolau, o Simulado pretende sondar os saberes dos alunos, acerca das habilidades de leitura e raciocínio lógico matemático – compreendidas pelas matrizes de Referência do Saeb. “E mediante os resultados vamos poder atuar pontualmente com ações pedagógicas para o desenvolvimento das habilidades, tanto dos componentes de Língua Portuguesa como de Matemática”, explicou.

O formato do Simulado foi similar ao abordado na Prova Brasil – SAEB, seguindo as matrizes de referência dos respectivos componentes curriculares de Língua Portuguesa e Matemática, oportunizando inclusive, o preenchimento da folha de respostas para familiarizar os alunos com o momento e o material real da prova oficial.

A atividade foi conduzida pela Gestão de Ensino, junto à Equipe técnica da Coordenação Pedagógica.  A Secretaria de Educação salienta que para a ação preparatória, também foi realizada uma ação interativa entre as Coordenações, Pedagógica, Educacional, Educação Especial e Equipe Multidisciplinar da Prefeitura, para subsidiar as equipes escolares no tocante a aplicação do Simulado.

A rede municipal de ensino de Guarujá tem mais de 34 mil alunos, que retornaram às atividades presenciais no dia 12 de julho. Por conta da pandemia, a retomada foi iniciada com 35% da capacidade de estudantes por turma, que hoje está em 50% dos alunos.

Prova Brasil – Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) 2021 – Visa avaliar a qualidade do ensino, por meio de testes e questionários socioeconômicos. Deste modo, traça um diagnóstico da educação básica brasileira e de fatores que podem interferir no desempenho do estudante. A iniciativa é do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *