morada-03
Contabilidade Fácil
CEA_Prancheta 1

Morador faz varal com mais de mil máscaras recolhidas da Rio-Santos em São Sebastião

Cidades Destaque

“Muitas máscaras ficam jogadas nos canais de passagem de águas pluviais” relata Fábio Prado que faz trabalhos ambientais na cidade há alguns anos

O morador de São Sebastião, Fábio Prado, recolheu, em quase 10 meses, mais de mil máscaras na serrinha da Enseada, que fica na altura do Km 116 da Rodovia Rio-Santos (SP-055), bairro da costa norte do município. Um varal foi exposto com o material nesta segunda-feira (7).

Segundo Prado, a quantidade de máscaras acumuladas em trecho da curva chamou a atenção, e desde o dia 11 de setembro do ano passado ele faz o recolhimento deste material.

“Muitas máscaras ficam jogadas nos canais de passagem de águas pluviais da curva. No primeiro dia (11 de setembro) recolhemos 48 máscaras. Assim, decidimos visitar o local a cada 10 dias para fazer a limpeza”, explica.

De lá para cá, 1.050 máscaras foram recolhidas. Fábio decidiu expor o material em um varal de conscientização quando atingiram a marca de 600 máscaras retiradas, em abril. Agora ele repetiu a ação.

As peças passam por um processo de higienização e ficam de molho por cerca de dois dias em um recipiente com água sanitária e hipoclorito de sódio.

“Ao todo, fizemos, aproximadamente 40 visitas neste período e todas as vezes nós encontramos máscaras na rodovia. Não sabemos o motivo. Alguns dizem que pode ser a força do vento que tira máscara do rosto do motorista ou o descarte irregular mesmo. Queremos conscientizar a população sobre o descarte correto deste material, que pode ser muito prejudicial ao meio ambiente”, afirma Prado.

Com informações do Sistema Costa Norte de Comunicação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *