morada-03
Contabilidade Fácil
CEA_Prancheta 1

BISNETOS DE CACIQUE NA VANGUARDA DO CARNAVAL BERTIOGUENSE

Brasil Cidades Destaque

Escola promoveu a “LIVE “O CAIÇARA É, ANTES DE TUDO, UM FORTE”, que foi sucesso

A tradicional escola de samba Bisnetos de Cacique do município de Bertioga apresentou neste último sábado, dia 29 de maio, das 19h00 às 22h00, no Galpão e Studio Rentsom de Mogi das Cruzes, o espetáculo chamado “Live – O caiçara é, antes de tudo um Forte”, uma grande obra do samba em contrapartida da Lei Aldir Blanc, que visa fortalecer através deste enredo a candidatura do monumento histórico “Forte São João” ao título de Patrimônio Cultural da Humanidade – Unesco.
Neste espetáculo foram apresentados todos os segmentos da escola de samba de forma inédita, como a primeira formação de uma “Comissão de Frente” do carnaval Bertioguense, estrelada pelos atores Vinícius Fiamini e Gabriela Gordilho junto à coreógrafa Gi de Souza, que ensaiaram diuturnamente em curto espaço de tempo para abrilhantar a escola, um trabalho de vanguarda do festejo de Momo na cidade de Bertioga.
Também, de forma inédita, foi criada com muita elegância a primeira “Velha Guarda” do carnaval Bertioguense que mostrou todos os requintes dos cerimoniais junto ao estandarte azul-grená, sendo composta pelos pioneiros Sidney Pires, Alael dos Santos, Arlindo Pereira, Herbert Carvalho, Rodivan Gomes, Elisa Selvo, Maria Guilherme, Roberta Pires e Jacira Toledo.

Em outro momento histórico do carnaval Bertioguense foi empossado o casal de Mestre Sala e Porta Bandeira, os jovens Lincoln Martins e Julienne Lima, com a participação litúrgica da Ala de Baianas e da Velha Guarda num tradicional cerimonial com água de cheiro e pétalas de rosas ao batuque do partido alto e ao canto do hino da escola.
Num esforço muito grande para este evento, foram confeccianadas as primeiras roupas de Baianas da “Pioneira”, que se apresentaram com louvor na seguinte formação: Claudia Guerreiro, Solange Magalhães, Ivonete Benedita dos Santos, Valéria Portela, Vitória Ponciano e Rosângela Jesus.
Nesta memorável festa foi apresentada também uma coroação emocionante e muito aguardada da Corte da Bateria Feitiço do Forte, da Coordenadora Erica Sant’Anna, com a entrega de coroas, faixas, buquês, camisas e diplomas. A corte estava formada pela Rainha de Bateria Carol Souza, a Princesa da Bateria Thamiris Santos, a Madrinha de Bateria Michelle Dias, o Rei da Bateria Guilherme Paes, a Rainha Gay da Bateria Milenny Louzada, a Rainha Mirim da Bateria Isabelle Clemente, a Rainha da Escola Roselene Lima, a Pérola da Bateria Thainá Victoria, a Imperatriz Gay da Escola Arielen Louzada e o Passista de ouro Ederson Ferreira.

Com uma bateria bastante cadenciada, o reconhecido Mestre Reinaldo da Hora aferventou o espetáculo que ficou completo e muito interessante com a importante colaboração do grande Mestre Pepeu da Mocidade Amazonense e teve a seguinte formação: Naldo, Nildo, Silas, Beto, Paulista, Robson, Claudia, Arthur, Jorge, Pituca, Brendon, Dener, Rodrigo, Nathan, Bidoca, Quinho, Nathili, Regina, Carmem e Léo Mocidade.
Na sequência, a escola Bisnetos de Cacique apresentou três alas denominadas – Tupiniquim, Sou Caicara, Sou Guerreiro e O Brasil que canta e encanta. Essas alas foram representadas por passistas das escolas de samba da capital, em um trabalho capitaneado pelo renomado carnavalesco Paulistano Professor Clayton Luciano.
Por final, no comando do espetáculo, a brilhante apresentação da nossa Ala Musical composta pelas cordas do cavaco de Marcos Paulo Cigano e do violão de Nenê Paes, junto aos espetáculares Intérpretes Anderson Macula, Tim Cardoso e o Bolinha da X9, que arrebentou cantando sambas enredos tradicionais, os sambas do GRCES BISNETOS DE CACIQUE e o importante samba “Bertioga, o berço da civilização”, da X9.

CORTE DA BATERIA


Como se não bastasse, a organização do espetáculo também apresentou entre os quadros carnavalescos a leitura de um clássico caiçara, o livro “Bubuia do Tempo”, do escritor Miguel Bichir. As leituras deste emblematico livro feitas pelos atores Vinícius Fiamini e Gabriela Gordilho foram dos subtítulos “Um rio me navega” e “Amor antigo”.
Houve também, uma inesquecível apresentação do poema “Bisnetos de Cacique”, da mais genuína Poetisa caiçara, Eleonora Moreira, que a mesma declamou.

Nesta toada, tivemos também as fundamentais apresentações do jornalista Herbert Carvalho e da Sra. Elisa Selvo sobre os enredos “20 anos de Resistência Caiçara” e “O caiçara é, antes de tudo, um Forte”, juntamente à um conciso relato sobre a importância do GRCES BISNETOS DE CACIQUE para a identidade cultural do município de Bertioga e suas implicações na economia regional.

Além disso, foram apresentadas pela Sra. Elisa Selvo, relevantes apresentações da entidade GRCES BISNETOS DE CACIQUE em seminários culturais em importantes universidades do Rio de Janeiro e de Bertioga.
E, todas estas atrações, foram coordenadas pela imprescindível organização da Harmonia da escola sob a batuta de Izabel Cristina e os companheiros Jade, Vivi, Paulo Cobra, Patrícia da Hora, Cambito de Souza, Luiza Ribeiro e André Luz.

É importante salientar que todos os participantes da escola, sejam os membros de Bertioga ou de outras cidades e, ainda, os convidados participaram de forma voluntária com o anseio de colaborar para o desenvolvimento do carnaval Bertioguense, buscando confraternizar junto à grande família Bisnetos de Cacique que é marcada pelas parcerias baseadas no conhecimento, na amizade e na gratidão, premissas da nobreza dos grandes sambistas.

E, assim, com a notória apresentação do radialista Ricardo Freitas e a supervisão do presidente Maneco Fernandes, a escola “Pioneira” do Município de Bertioga ofereceu um enorme show que revolucionou mais uma vez o carnaval na cidade, sempre na vanguarda da cultura popular.

A diretoria desta entidade agradece o Congresso Federal, a Câmara dos Vereadores do Município de Bertioga e a Prefeitura Municipal de Bertioga pelo auxílio aos trabalhadores da cultura através da Lei Federal 14.017 (Lei Aldir Blanc).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *