morada-03
Contabilidade Fácil
CEA_Prancheta 1

Datafolha: 49% apoiam impeachment de Bolsonaro, e 46% se dizem contrários

Brasil Destaque

É a primeira vez que índice dos favoráveis ao afastamento supera numericamente os contrários

Pesquisa realizada pelo Datafolha e publicada neste sábado (15.mai.2021) pelo jornal Folha de S.Paulo mostra que 49% dos entrevistados são a favor do impeachment de Bolsonaro. Outros 46% são contra. É a 1ª vez em uma pesquisa do instituto que a parcela a favor do impeachment  fica numericamente à frente dos contrários ao afastamento.

Os índices representam um empate técnico dentro da margem de erro. Praticamente invertem o resultado de março deste ano, quando 50% afirmavam se opor ao impeachment, ante 46% que se declararam a favor.

O Datafolha mostra que a oposição ao impeachment é maior em alguns segmentos. Vai a 52% entre homens e também no Sul do país. Também sobe para 60% entre entrevistados que dizem não ter medo do coronavírus, 57% entre evangélicos e 56% entre assalariados registrados.

Já o apoio ao impeachment sobe entre jovens de 16 a 24 anos (57%), moradores do Nordeste (também 57%), desempregados que estão em busca de recolocação no mercado (62%) e entrevistados que temem o coronavírus (60%).

Entre os eleitores do ex-presidente Lula, o apoio ao afastamento salta para 74%.

METODOLOGIA DA PESQUISA DATAFOLHA

O Instituto entrevistou presencialmente 2.071 pessoas em todo o Brasil na 3ª feira (11.mai) e na 4ª feira (12.mai). A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos e tem um nível de confiança de 95%.

PESQUISA PODERDATA

A última pesquisa realizada pelo PoderData trouxe a avaliação do presidente e seu governo. Nela, Bolsonaro atingiu a marca de 51% de reprovação e 36% de aprovação. Quando se fala da avaliação do governo, a desaprovação chega a 54% e aprovação fica em 36%.

Na corrida eleitoral para 2022, de acordo com levantamento do PoderDataBolsonaro aparece atrás do seu principal adversário, o ex-presidente Lula (PT) e também do apresentador Luciano Huck.

PoderData é a única empresa de pesquisas no Brasil que vai a campo a cada 15 dias desde abril de 2020. Tem coletado um minucioso acervo de dados sobre como o brasileiro está reagindo à pandemia de coronavírus.

O conteúdo do PoderData pode ser lido nas redes sociais, onde são compartilhados os infográficos e as notícias. Siga os perfis da divisão de pesquisas do Poder360 no Twitter, no Facebook, no Instagram e no LinkedIn.

Com informações de Poder 360

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *