vasconcelos-corretor
morada-03
CEA_Prancheta 1
Contabilidade Fácil
camara

1º DE MAIO: Por que o dia do trabalhador é feriado?

Cultura Destaque

Entenda, a seguir, por que o dia 1º de maio foi escolhido por alguns países para celebrar os trabalhadores

O dia 1 de maio é comemorado como o Dia Internacional do Trabalho em vários países, para comemorar o movimento trabalhista que deu início a várias reformas, como limitar as horas de trabalho para oito e licenças remuneradas.

A data lembra o esforço dos trabalhadores dos Estados Unidos, que, durante o século 19, no auge da Revolução Industrial, morriam todos os anos devido às más condições de trabalho e longas jornadas diárias.

Por que o 1º de maio foi escolhido como Dia do Trabalhador

Os Estados Unidos comemoram o Dia do Trabalhador na primeira segunda-feira de setembro. O motivo seria evitar a celebração dos confrontos que ocorreram em maio de 1886. No entanto, outros países escolheram o 1º de maio como o Dia do Trabalhador justamente pelos fatos que aconteceram nos Estados Unidos. 

Em 1884, a Federação Americana de Sindicatos e Comércios Organizados exigiu que a jornada de trabalho passasse a ser, no máximo, de oito horas. 

Logo depois, ocorreu uma greve geral e o motim de Haymarket (em Chicago), no dia 4 de maio de 1886, quando uma bomba explodiu matando sete pessoas e deixando dezenas de feridos, entre manifestantes e policiais. Em resposta, a polícia disparou vários tiros contra os manifestantes.

Dia do Trabalhador é feriado nacional no Brasil?

Sim. No Brasil, o Dia do Trabalho passou a ser feriado nacional em 1924. 

A ideia começou a ser estudada após uma grande greve que aconteceu na cidade de São Paulo em 1917. Anos depois, em 1924, o movimento dos trabalhadores havia adquirido tanta força que o então presidente Arthur Bernardes reservou o dia 1º de maio como Dia do Trabalho no Brasil. 

FONTE: https://www.nsctotal.com.br/noticias/dia-do-trabalhador-melhores-frases

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *