Imunização passou a ser feita na quadra do ginásio, garantindo melhor divisão no atendimento às primeiras e segundas doses
A partir desta sexta-feira (23), Guarujá passou a ter um novo fluxo de vacinação contra a covid-19 no posto do Ginásio do Guaibê (Avenida Santos Dumont, 420 – Santo Antônio). O atendimento para quem vai a pé em busca da imunização agora é realizado na quadra do ginásio – antes era feito no salão de entrada do local.
O espaço maior oferece abrigo seguro contra sol e chuva aos munícipes enquanto aguardam sua vez de tomar a dose. Também foi possível realizar uma divisão no fluxo. De um lado, ficam pessoas que vão em busca da primeira dose, do outro apenas atendimento a quem retorna para a segunda dose. Garantindo ainda mais agilidade no processo.
A mudança foi motivada pela recente ampliação da faixa etária a ser atendida com a primeira dose e o aumento natural da busca para as segundas doses – a partir desta sexta-feira (23) quem tem 64 anos começou a ser imunizado -, que tende a levar um número de pessoas ainda maior aos postos de vacinação. Só no atual grupo, mais de 2.700 munícipes são esperados.
O atendimento para quem busca a dose a pé funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 16 horas.
Drive-thru e Vicente de Carvalho
Continua funcionando, apenas no Ginásio Guaibê, o sistema drive-thru para quem optar por ir de carro. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 9 às 15 horas.
Quem mora em Vicente de Carvalho segue com a opção do posto volante, instalado na Coordenadoria da Guarda Civil Municipal (GCM), que fica na Rua Cunhambebe, 500, no Jardim Cunhambebe. O horário de funcionamento é diferente: das 8 às 14 horas, também nos dias úteis, e apenas com atendimento dentro do espaço.
Cadastro prévio
É recomendado, mas não obrigatório, o cadastro no site do VacinaJá, do Governo do Estado (https://www.vacinaja.sp.gov.br/). A realização do pré-cadastro não garante preferência no momento da imunização, mas agiliza o processo de preenchimento dos dados antes da vacinação, economizando 90% do tempo.
Para se ter uma ideia, o tempo de atendimento para quem fez o cadastro leva em média de 1 a 3 minutos. Quando não é feito, a inscrição no ato da vacinação seguida da aplicação da dose propriamente dita demora cerca de 10 minutos.
O cadastro pode ser realizado pelo próprio candidato à imunização ou por algum familiar. Imprimir a ficha que o site disponibiliza ao final contribui ainda mais para agilizar o atendimento no posto.