vasconcelos-corretor
camara
morada-03
Contabilidade Fácil
CEA_Prancheta 1

GUARUJÁ ABRE INSCRIÇÕES PARA O QUARTO CONCURSO DE VÍDEO SOCIOAMBIENTAL ‘OLHAR SUSTENTÁVEL’

Destaque Guarujá

As inscrições para o quarto concurso de vídeo socioambiental de Guarujá, este ano denominado ‘Olhar Sustentável’, estão oficialmente abertas e com uma novidade: a competição está aberta a todos os moradores da Cidade – antes, a dinâmica incluía apenas alunos do ensino fundamental I e II.  O prazo para realizar as inscrições vai até o dia 24 de maio.

O concurso está dividido em três categorias: A, B e C. Na A, encaixam-se estudantes da rede municipal de ensino que estejam cursando o fundamental I; na B, aqueles que se encontram no fundamental II; e, na C, os demais munícipes.

Esta é uma iniciativa da Secretaria de Meio Ambiente (Semam), em parceria com a Secretaria de Educação (Seduc), para estimular a população quanto à importância do engajamento de todos nas causas ambientais. “É imprescindível desenvolver a percepção crítica da sociedade para com o meio ambiente. E nós acreditamos que as crianças são o ponto de partida para que obtenhamos êxito em ações mais conscientes. Afinal, além de serem o futuro, costumam propagar os aprendizados da vida escolar em seus lares,” explica o secretário de Meio Ambiente.

Tema e inscrições

O tema definido para a produção audiovisual desta edição é ‘Restauração de Ecossistemas’. Isto porque no Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 05 de junho, o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) lançará a campanha “Década das Nações Unidas da Restauração de Ecossistemas”, tornando este um desafio para as esferas pública e privada até 2030, como medida de preservação de espaços naturais.

Segundo o órgão, os esforços devem combater a crise climática, evitar a perda de um milhão de espécies e, ainda, elevar os indicadores de segurança alimentar, abastecimento de água e subsistência.

Desta forma, aos interessados em participar do concurso, fica a missão de gravar os seus vídeos em algum ponto da Cidade, respeitando os protocolos de segurança contra a Covid-19 e atendendo estritamente ao tema proposto. As produções podem ser feitas por grupos de até três pessoas e cada unidade de ensino terá um representante responsável por direcionar os alunos.

Alguns dos requisitos obrigatórios, é que as imagens sejam captadas na posição horizontal, legendadas e inéditas. O ideal é que as mídias não excedam 3 minutos de duração, contudo, haverá uma tolerância de 30 segundos. O que não se aplicará ao tamanho final dos arquivos, que apenas serão aceitos com, no máximo, 500 MB (Megabytes).

O regulamento completo, bem como demais especificações técnicas para a adesão ao concurso, estão disponíveis na edição do Diário Oficial desta sexta-feira (23), confira em https://d18xl8ggo6ud4h.cloudfront.net/wp-content/uploads/2021/04/23-04-2021.pdf.

As inscrições para a disputa devem ser realizadas por meio do seguinte formulário online https://forms.gle/doCMMhdut6k52YMx8, até as 23 horas e 59 minutos do próximo dia 24 de maio. Não será possível concluir a solicitação sem anexar o conteúdo audiovisual na ficha.

Aqueles que tiverem dificuldades para utilizar a plataforma, podem contatar a Semam de segunda a sexta-feira, das 10 às 16 horas, nos telefones (13) 3308-7853 / 7000, para agendar a entrega do material e efetuar sua ficha de inscrição. Feito isso, basta se dirigir à secretaria no Paço Raphael Vitiello (Av. Santos Dumont, nº 640, Santo Antônio),  com o vídeo armazenado em DVD ou Pen Drive.

Premiações

Os três melhores vídeos de cada categoria serão premiados com uma medalha e uma segunda recompensa ainda em fase de definição. No caso dos estudantes, suas escolas de origem receberão um troféu sustentável – estes elaborados junto ao Fundo Social de Solidariedade Municipal (FSS) – como forma de reconhecimento ao apoio prestado pela equipe gestora da unidade.

Além disso, os trabalhos vencedores também serão reconhecidos em um vídeo/catálogo sobre o olhar sustentável de estudantes e moradores da Pérola do Atlântico. A divulgação dos resultados ocorrerá em cerimônia virtual prevista para 07 de junho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *