morada-03
Contabilidade Fácil
CEA_Prancheta 1

Ambulatório Pós-Covid de São Sebastião atende 200 pacientes em seis meses de atuação

Destaque São Sebastião

Esse serviço visa amenizar as sequelas deixadas pelo coronavírus 
 
Desde a implantação do Ambulatório Pós-Covid, em 22 de setembro de 2020, a Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Saúde (SESAU), através do Hospital de Clínicas (HCSS), atendeu 200 pessoas recuperadas de Covid-19 que permaneceram com sequelas decorrentes do coronavírus (Síndrome Pós-Covid). Atualmente, o serviço dá assistência médica a mais 40 pacientes.

O Ambulatório Pós-Covid é composto por uma equipe multidisciplinar que conta com clínico geral, neurologista, oftalmologista, cardiologista, psicólogo, nutricionista, fisioterapeuta e enfermeiros, que dão seguimento à assistência a esses pacientes.

Além de amenizar os sintomas da Síndrome Pós-Covid, há também tratamento para escaras que surgem em pacientes que permaneceram por um longo período de internação.

Essa síndrome foi diagnosticada por órgãos de saúde internacionais que indicam que a pessoa, mesmo sem ter o vírus no organismo, apresenta sequelas físicas, cognitivas e psicológicas, que podem persistir por um grande período, fato que varia de paciente para paciente.

Foi observado que aqueles que estiveram internados por dias ou que necessitaram de aparelhos respiratórios (ventilação mecânica) são os que mais sofrem com essa síndrome.

Algumas características são comuns aos pacientes, como cansaço, falta de ar, dor muscular, dores nas articulações, dor no peito, enxaqueca, perda de memória, depressão, e perda de olfato e paladar.

FUNCIONAMENTO
Para realizar o monitoramento Pós-Covid, o paciente precisa entrar em contato com o NIR (Núcleo Interno de Regulação) do HCSS e agendar um horário. Ele passará por uma triagem e será atendido pelo médico, que irá analisar os sintomas que estiver apresentando e o encaminhará para o tratamento adequado.


O Ambulatório Pós-Covid funciona às terças e quartas-feiras, das 8h às 12h e está localizado no Hospital de Clínicas de São Sebastião, na Rua Capitão Luís Soares, nº 550, Centro. Telefone: (12) 3983-3200.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *