vasconcelos-corretor
morada-03
CEA_Prancheta 1
Contabilidade Fácil
camara

Enterro social: Benefício ajuda famílias que não tem condições de arcar com enterro de ente querido

Desenvolvimento Social

Somente este ano já foram concedidos 36 benefícios, sendo nove deles de mortes por coronavírus. Já no ano passado, foram 131 auxílios, entre eles, 29 de pessoas que faleceram pela covid

Gisleyne Cezário

Muitas famílias, principalmente as que vivem em comunidades, não têm condições financeiras para enterrar os parentes. O momento do falecimento de um ente querido é sempre muito doloroso, principalmente nessa época da pandemia covid19. Os enterros podem custar caro e nem todo mundo tem uma reserva ou plano assistencial funerário.

Bertioga dispõe de um benefício importante, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho e Renda que pode ajudar muitas pessoas. De acordo com levantamento do Folha News, somente este ano já foram concedidos 36 benefícios, sendo nove deles de mortes por coronavírus. Já no ano passado, foram 131 auxílios, entre eles, 29 de pessoas que faleceram pela covid.

Auxilio

De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho e Renda, o Auxílio é um benefício eventual concedido quando morre algum integrante da família para reduzir as vulnerabilidades provocadas pela morte do familiar. No total, em 2019, foram concedidos 101 auxílios a população bertioguense. Já em 2020 foram 131, e em 2021, foram registrados 36.

Secretaria acrescenta que tem direito a 120 auxílios por ano/ Fotos: Renato Inácio

Para o auxílio funeral ser concedido, a família deve estar enquadrada na linha de pobreza, de acordo com os critérios do SUAS, cuja renda per capita (por pessoa) seja até meio salário mínimo por mês.

Em decorrência do momento frágil em que há o falecimento e a família procura a Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho e Renda, é assinada uma declaração de pobreza, sendo a família responsável pelas informações de que se enquadra nos requisitos de renda.

Lembrando que em casos de calamidade pública, os óbitos decorrentes de Covid-19, independente da renda, e que notificados à Secretaria, também tem direito ao benefício. A pasta acrescenta que tem direito a 120 auxílios por ano.

Serviço

As pessoas que preencherem os requisitos e necessitarem do auxilio devem entrar em contato com a Secretaria de Desenvolvimento Social, trabalho e Renda de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas. Telefones para contato: (13) 3319-8290 / (13) 99785-7274 (WhatsApp).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *