morada-03
Contabilidade Fácil
CEA_Prancheta 1

Alta da covid19 faz crescer 54,16% o número de enterros em Bertioga

Destaque Mundo

Comparativo é dos anos de 2019 e 2021, quando foram registrados, uma média mensal, respectivamente, de 24 e 37 enterros no Município 

Gisleyne Cezário

O número de enterros em Bertioga aumentou 54,16% este ano comparado ao ano de 2019, revelou um levantamento realizado pelo Jornal Folha News. Até está quarta-feira (24), o Município registrou 73 mortes pela covid-19, doença causada pelo novo coronavírus.   

Com o número de enterros subindo mês a mês, a prefeitura de Bertioga a exemplo de outras Cidades da Baixada Santista decretou ‘lockdown’ para conter o aumento de novos casos da Covid-19. Medidas mais rígidas de isolamento foram adotadas desde o dia 22 de março e seguem até 04 de abril.  

Média mensal funerais 

Até o dia 24 de março deste ano, a média mensal de funerais no cemitério gerido pela Prefeitura de Bertioga, considerado recorde em comparação aos últimos três anos, foi de 37, em 2021; 31, em 2020 e 24 no ano de 2019.  

De acordo com números enviados pela Prefeitura de Bertioga a pedido do Folha News, foram 111 sepultamentos este ano. Enquanto no ano passado os números chegaram a 381 enterros; e em 2019, 299 sepultamentos.  

Risco de colapso? 

Cemitério de Bertioga – Foto – Renato Inácio

 Antes da pandemia Município mantinha em média cinco lóculos abertos.  Momentaneamente, a prefeitura de Bertioga ainda informou que não há risco de colapso no Cemitério do Município, em virtude de várias atitudes tomadas pela administração municipal, através da secretaria de Serviços Urbanos e pela administração do Cemitério, como fechamento das laterais dos blocos existentes, aumentando o número de gavetas, otimização das exumações e o início da construção de mais um bloco, com 168 lóculos. 

Enterro social  

Prefeitura oferece o serviço gratuito – Foto – Renato Inácio

A Prefeitura de Bertioga oferece o serviço de luto gratuito às pessoas que não têm condições de arcar com as despesas. O procedimento é realizado pela própria funerária, que entra em contato com a Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho e Renda, que agiliza o enterro e a documentação, após análise do perfil social da família do falecido. 

Números crescem a cada dia  

De acordo com o boletim epidemiológico desta quarta-feira (24), atualizado as 18h, foram 22 recuperados, 66 resultados de exames positivos (confirmados), 115 resultados negativos (descartados) e a confirmação de dois óbitos que estavam entre os suspeitos. 

Dos 4.142 pacientes do Município infectados pelo Coronavírus desde o início da pandemia, 3.541 já estão recuperados (85,49%) e 528 estão com o vírus ativo (Infectados). O índice de letalidade está em 1,76%.  

Nesse momento, estão ocupados nove leitos da Unidade de Terapia Intensiva – UTI Bertioga e mais 15 pacientes em UTIs de outros municípios. Dos nove pacientes internados na UTI Bertioga, cinco estão entre os infectados e quatro entre os que aguardam resultado de testes. 

Lockdown em Bertioga 

Entre as medidas adotadas em Bertioga estão a circulação de pessoas e veículos nas ruas, que está restrita para casos de saúde, emergência, locomoção ao trabalho ou atividades essenciais. Proibição de acesso as praias, seja calçadão, faixa de areia ou mar, além dos rios, cachoeiras, trilhas turísticas, píer e locais públicos como praças, quadras de esporte, pista de esportes radicais, academias ao ar livre e playgrounds. 

Segue proibido estacionar na Avenida Vicente de Carvalho, no Centro, e nas orlas das praias do Centro, Rio da Praia, Vista Linda, Indaiá e Largos na Riviera. Mais detalhes e informações podem ser conferidos no decreto municipal nº3.641/21 que está disponível na íntegra no site da Prefeitura: www.bertioga.sp.gov.br 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *