Praias estarão abertas, porém, estará proibido montagem de mesas, cadeiras, tendas e guarda-sóis ou qualquer outro tipo de estrutura

“Prefiro ser criticado, mas vou ser firme. Não podemos deixar as pessoas morrerem”
Caio Matheus – Prefeito de Bertioga
Por Gisleyne Cezário
Estão proibidas aulas presenciais na rede Municipal, Estadual e particular do Município, a partir desta segunda-feira (08). De acordo com o prefeito, Caio Matheus (PSDB), em Live, nesta quinta-feira (04), decreto será expedido na sexta-feira (05). A decisão foi tomada diante do aumento expressivo de casos de Covid-19 no Estado, que bateu recorde desde o início da pandemia.
“Resolvi cancelar o retorno presencial das aulas. A gente espera que retorne até quatro de abril, mas não vou afirmar. Atenção a todos, o retorno presencial que havia anunciado está cancelado”, argumentou o prefeito lembrando que não tem cabimento o retorno. “Prefiro ser criticado, mas vou ser firme”, salientou.
O prefeito também avisou que os cursos e atividades culturais estão suspensos. Além disso, o curso ‘Meu Emprego’, que seria ministrado pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho e Renda no dia 08 de março foi transferido para a primeira semana de abril.
“Temos um alto índice de crianças que dependem muito da merenda. Determinei em reunião com o secretário de Educação que enquanto pendurar esse momento, seja novamente transformado recurso em kits de alimentação para distribuição para as famílias. As cirurgias eletivas não emergenciais estão suspensas até a segunda ordem”, afirmou.
Praias
De acordo com o chefe do executivo, as praias estarão abertas, mas estará proibido montagem de mesas, cadeiras, tendas e guarda-sóis ou qualquer outro tipo de estrutura por moradores, veranistas, turistas, ambulantes, condomínios, hotéis, pousadas e similares. Também estão proibidas práticas de esporte e atividades coletivas.
A fase vermelha é a mais restritiva do plano São Paulo – 06 de março até 19 de março. Nela:
– Estão proibidos o funcionamento de bares; e as adegas estão permitidas funcionar até às 20 horas. Está proibido consumir no local. As lojas de conveniência estão proibidas consumir no local e as vendas de bebidas estão proibidas, a partir das 20 horas. Das 20 às 22 horas somente delivery.
– Somente serviços administrativos estão autorizados em escritórios de advocacia, arquitetura, contabilidade, entre outros;
– Proibido salões de beleza e barbearias. Hotéis e pousadas permitidos apenas hospedagem corporativa para profissionais e serviços essenciais. Estão suspensas as autorizações para entrada de vans e ônibus de turismo;
– Igrejas e templos religiosos – Missas, cultos, celebrações ou encontros religiosos estão permitidos taxa de ocupações de 30%.